sábado, 1 de dezembro de 2012

Amostra HV 03/2012



AMOSTRA HV 03/2012



 Amostra: Fusarium subglutinans

 Cultura: Abacaxi (Ananas sativus)

 Local de coleta: Consulta Clínica Vegetal: remessa feita pelos discentes

 Sintomatologia: 

                A doença atinge todas as partes da planta, podendo haver amarelecimento precoce, havendo exsudação de goma na sua superfície em ambos os estados do fruto. Com o avanço da doença, as partes lesionadas internas dos frutos perdem a rigidez, deixando os frutos deformados. Em estágios mais avançados de maturação, os frutos infectados apresentam na área externa manchas de coloração parda a marrom. Ocorrendo  no estágio mais avançado da doença a mumificação do fruto e o aparecimento de rosado do fungo nos tecidos externos (H. Kimati et al, 1997).
Em plantas adultas assim como em mudas, as lesões no talo se restringem à parte basal da planta, sendo estas lesões acompanhas de exsudação gomosa nas mudas e podridão gomosa em plantas adultas. Mudas infectadas podem originar plantas com talo curto, clorose, raquitismo e morte do ápice (Goes, A. de, 1998).

Etiologia:
                A fusariose é causada pelo fungo Fusarium subglutinans

Controle:
A maneira mais eficiente de combater a patologia é a combinação de várias práticas, dentre estas seleção de mudas sadias, uniformização das inflorescências, controle da broca dos frutos (a fim de evitar lesões que possam facilitar a contaminação pelo F. subglutinans). A realização de pulverização de benomyl+inseticida também é remendada, seguida de ensacamento dos frutos.

Bibliografia Consultada:

GOES, A. de. DOENÇAS DO ABACAXI (Ananas comosus (L.) Merr.). In: KIMATI, H.; AMORIM, L.; BERGAMIN FILHO, A.; CAMARGO, L. E. A.; REZENDE, J. A. M. MANUAL DE FITOPATOLOGIA Volume 2: Doenças das Plantas Cultivadas. 3 ed. São Paulo: Agronômica Ceres Ltda,1997. Cap 02, p. 18-23.




Nenhum comentário:

Postar um comentário