sexta-feira, 1 de março de 2013

Amostra HV 02/2013



AMOSTRA HV 02/2013




1.                   Amostra: Bolor azul dos citrus

2.                   Cultura: Limão (Citrus  limon)

3.                   Local de coleta: Feira Livre.

4.                   Sintomatologia:

              Os bolores tanto o azul como o verde, constituem importante doença pós-colheita em citrus, sendo responsáveis pela podridão mole em frutos, que começa por encharcamento (ou encharcamento, condição translúcida do tecido devido à expulsão de água das células para os espaços intercelulares), que com a evolução aumentam de tamanho e podem tomar todo o fruto. O fungo desenvolve um micélio branco sobre o tecido afetado, que depois é revestido por uma densa massa de esporos, cuja cor varia em função do fungo desenvolvido. No presente caso, azul.  As massas dos esporos são cincundadas por uma faixa de crescimento fúngica branca, que é separada da área sadia do fruto por uma estreita camada de tecido de casca encharcado. O sintoma do encharcamento (anasarca) é mais pronunciado no bolor azul. É comum o aparecimento de mais de uma espécie infectando um mesmo fruto. Em condições de elevada umidade, as podridões moles causam uma rápida e completa desintegração no fruto. Em ambiente seco, os frutos murcham e mumificam.

5.                  Etiologia:

                     Agente causal é o Penicillium italicum. 

6.                  Controle:

Recomenda-se à adoção de práticas sanitárias visando eliminar frutos infectados e outras fontes de inóculos em pomares, veículos, equipamentos, materiais de colheita e transporte, e também as casas de processamento e armazenamento; desinfestação preventiva de materiais e instalações com produtos a base de cloro, amônio quaternário, formaldeído ou álcool; pulverização das plantas, com benzimidazóis, até três semanas antes da colheita; manuseio cuidadoso de frutos durante as operações de colheita, transporte, processamento e armazenamento, visando evitar os ferimentos, que é a principal forma de penetração do fungo em frutos; tratamento de frutos colhidos nas casas de processamento com benzimidazóis ou imazalil; armazenamento e transporte de frutos beneficiados a baixas temperaturas.

Bibliografia Consultada

KIMATI, H.; AMORIM, L.; REZENDE, J.A.M.; BERGAMIN FILHO, A.; CAMARGO, L.E.A.; Manual de fitopatologia: Doenças das plantas cultivadas. 4ª Ed. Vol. 2, pag. 99 a 117 – São Paulo: Agronômica Ceres, 2005.

BERGAMIM FILHO, A.; KIMATI, H. & AMORIM, L. [editores] Manual de Fitopatologia – Vol. 1:     Princípios e conceitos. – 3. ed. – São Paulo: Agronômica Ceres, 1995. 919 p. – 2v.: il.

Colaboradores

Lívio Diego
Geane Lourenço
Fernando Fernandes

Nenhum comentário:

Postar um comentário